top of page
Buscar

Vamos entender a Terapia do Esquema

  • Foto do escritor: maysaladeira
    maysaladeira
  • 21 de fev. de 2023
  • 2 min de leitura

O que é terapia do esquema

Pra gente dar início a essa série linda de aprofundamento à terapia do esquema, começo aqui contando pra vocês, primeiro, o que é essa abordagem: A terapia do esquema é uma linha de compreensão das questões humanas que se apoia em algumas teorias, dentre elas, a teoria do apego e a terapia cognitivo comportamental. Assim, posso dizer que é uma visão ainda mais específica dentro da TCC que permite que nós psicólogos possamos ter ainda mais ferramentas para lidar com o que você trouxer como sofrimento aos nossos encontros. A TE trabalha com estratégias que formamos para lidar com necessidades emocionais não atendidas na infância que muitas crianças apresentam nas suas diferentes fases de crescimento.


A primeira necessidade ocorre na tenra infância, que é a de aceitação e pertencimento. Está relacionada ao recebimento de segurança, validação, sentimento de pertencimento a uma família cuidadosa, compreensão e aprendizado quanto aos seus sentimentos e sensações, entre outros.


A segunda necessidade já corresponde a um outro momento da criança, onde ela se encontra em uma descoberta das suas ações sobre o mundo, e necessita de senso de autonomia e competência. Nessa fase, os responsáveis precisam possibilitar, gradualmente, o começo das tentativas de comportamento da criança no seu dia a dia, recebendo consequências e orientações para se sentir cada vez mais preparada para lidar com as novidades que for experimentando, e, assim, ganhando autonomia para romper a ligação simbiótica com os cuidadores.


A terceira necessidade tem a ver com o estabelecimento de limites afetivos e realistas. Nesse momento, a criança deve internalizar regras, normas de convívio, aprender a tolerar suas frustrações, e entender as consequências de seus comportamentos sobre os outros.

A quarta necessidade está atrelada ao respeito aos próprios desejos e aspirações. Essa etapa sugere que as crianças precisam receber maior valorização das suas particularidades e potencialidades por parte dos cuidadores. Isso favorece a autoestima da criança e seu posicionamento no mundo.


Por fim, a quinta necessidade corresponde à expressão legítima das emoções. Esta aponta para a existência de relações que propiciem lazer à criança, assim como valide sua espontaneidade.


Toda semana estarei trazendo um artigo dessa série, vou explicar melhor o que são esquemas, e, juntos, vamos nos aprofundar nesse salto de reconhecimento e autoconhecimento!

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
Será que tudo o que pensamos é real?

Você já refletiu sobre seus pensamentos? Mas será que dá pra pensar sobre o pensar? Isso é meio doido, né? Mas, sim, é possível! Mais do...

 
 
 
A linguagem da conquista no Instagram

Acho que você já ouviu bastante por aí a ideia de que pra ter um relacionamento saudável, é preciso ter boa comunicação, certo? Acho que...

 
 
 

Comentários


bottom of page